O aquário nunca estará vazio


Hoje veio à mente imagens de 15 de Julho de 2011. Quase cinco anos depois ainda lembro-me da tristeza que invadia meu coração na fila do cinema, enquanto caia a ficha de que aquela seria a última vez que o mundo mágico de Harry Potter estrearia nas telonas. Lágrimas escorriam pelo meu rosto enquanto alguns olhavam aquilo tudo e reviravam os olhos insensíveis a um dos dias mais marcantes da minha vida. “É só um filme!”, minha mãe disse. Mas dentro de mim, eu tinha a consciência de que era mais (muito mais) do que só um filme.

Acreditar que eu nunca mais assistiria a um novo Harry Potter fez-me perceber que mesmo o que nós temos de melhor acaba um dia. Mas não significa que tem um fim. Meus exemplares desta saga, já gastos de tanto folhear, são os bens mais preciosos que tenho. Os DVDs faltam saltar para dentro do reprodutor, sozinhos. Decorei todas as falas dos filmes, e sei citar inúmeras frases dos livros. Sempre sou questionado se não enjoo de ler os mesmos livros sempre, ou de repetir os mesmos filmes todas as semanas. Abro um sorriso para essas pessoas e respondo apenas com um “não”, ao tempo que meu coração fala que amar não é cansativo.

Não me envergonho em dizer que amo uma história que nunca aconteceu de verdade, que acredito em algo que sei que não é real, que sou apaixonado por pessoas que não existem. São palavras impressas em folhas iguais às que uso todos os dias no trabalho e na faculdade. São atores que vivem dezenas de personagens em sua carreira e, provavelmente, não se lembram de um quinto das falas de cada um deles. Mas são histórias que me ajudaram a acreditar mais em mim, a reconhecer a importância dos meus amigos na minha vida, e a dar valor à família que tenho. São palavras que iluminaram minhas noites mais escuras.

1.662 dias após aquela estreia que acreditei ser a última, volto a sentir aquele frio na barriga. Com Animais Fantásticos e Onde Habitam, minha geração poderá sentir que a magia não morreu. Novos fãs surgirão.


O aquário nunca estará vazio. Faltam 293 dias.
1 Response