O conhecimento é a nossa melhor arma

Olá, seja bem-vindo ao editorial do Patrono.

Regularmente escreveremos aqui sobre o mundo e Harry Potter. Coisas que acontecem com a nossa realidade (sociedade) - ou experiências particulares - e como Harry Potter nos ensinou a encarar essa situação. Como defendemos por aqui, os livros e filmes, para nós, foram muito mais do que apenas entretenimento. Harry Potter nos ensinou valores que levamos para a vida toda.

Se eu pudesse enumerar as coisas que aprendi com a saga precisaria de uma folha A1, algumas longas horas e no fim colocaria entre as três principais - as que para mim representam Harry, Ron e Hermione, na ordem - coragem, nobreza e conhecimento. Esta última é que a falaremos neste texto.

Hermione Granger. Das bruxas da sua idade ela é a mais inteligente. Inteligência adquirida devida a excessiva paixão pela leitura e sua curiosidade por conhecimento. Ela sempre encontrou nas páginas dos livros - se não a resposta - o caminho para a solução da maioria dos problemas enfrentados por eles na série. Não atoa, Ron reconhece isso quando diz a Harry que eles não durariam dois dias sem ela.

Será que colocamos em prática? Desculpa mas precisamos falar sobre isso: vivemos uma guerra política no Brasil. Somos azuis, vermelhos e como não gosto de generalizar: pessoas cansadas de tanto extremismo e ódio gratuito.

Nesse momento nossa única arma  - ao contrário do que se vê - não são panelas e posts ofensivos nas redes sociais, são as informações e o conhecimento. Independente de que "lado você está" - vale lembrar que infelizmente não dividimos o país em Armada de Dumbledore e Brigada Inquisitorial, não temos um lado certo e outro errado, embora a segunda lembre bem o comportamento estupido e atroz dos saudosistas  da ditadura militar.

O que Granger faria nesse momento é o que deveríamos fazer: O que é o processo de Impeachment? O que diz o processo movido contra a Presidente? É pela corrupção? Se ela sair, quem assume? Quem é seu vice? Por que a Lava Jato só pressiona a esquerda? Quem é esse tal de Moro? Por que a Globo só fala do Lula? O Lula assumir um ministério não foi também um golpe politico? Por que eles estão falando de Golpe? Por que falam tanto de 1964? Manter o PT no governo é justo? Tirar o PT do governo resolve o problema da corrupção? Por que o Maluf faz parte da comissão do Impeachment? Por que o Cunha ainda não foi afastado? Se é uma marcha contra a corrupção por quê só atacam o PT? Por que até o japonês da federal tem ficha suja na policia? O Moro pode passar por cima da constituição? Será que tem um cara honesto no congresso? O que todos os partidos políticos - sem exceção - tem em comum?

Peço perdão se preenchi sua cabeça com mais dúvidas agora. Essa era a minha intenção. Eu poderia colocar aqui todas as respostas, mas não quero te dizer o que é certo ou errado, quero te levar a fazer o que Hermione faria: ir atrás de todas essas explicações. Talvez nem todas elas sejam claras, pode ser que a maioria delas te deixe ainda mais confuso, mas não tem problema, Hermione carregou dúvidas a saga inteira, as dúvidas que ela tinha, graças as inúmeras informações que buscou, ajudaram o trio a chegar até o fim.

Nunca se limitando ao básico e buscando sempre o máximo de informações possíveis, Hermione nos ensinou que o conhecimento é a nossa melhor arma. 

Escrito por Marcela (Twitter)
0 Responses