O garoto que sobreviveu



Harry Tiago (ou James, como preferir) Potter nasceu em 31 de julho de 1980 no vilarejo bruxo de Godric’s Hollow. O menino é filho de Lilian e Tiago (ou James, de novo) e estava fadado a receber a carta de Hogwarts quando completasse 11 anos. Claro que não imaginava isso, pois não poderia sonhar que pais tinham sido mortos pelo maior bruxo das trevas e não em um acidente de carro, como lhe foi contado. De fato, sempre desconheceu a própria história.

Nos primeiros 11 anos de vida, Harry é obrigado a morar em um armário sob a escada na casa dos tios, que o tratam como empregado. O que é também uma barbárie, já que existia um quarto extra na casa, usado para abrigar os milhares de brinquedos do primo Duda.

Depois de diversas tentativas, o menino recebe a carta da escola de magia e bruxaria e descobre um mundo inteiramente novo. Esclarece todas as dúvidas sobre a morte dos pais, de quem até então pouco ouvira falar. Encontra em Gringotes uma pequena fortuna guardada para ele e percebe algo único: pela primeira vez na vida, ele era reconhecido. O garoto que até então era ignorado por muitos, de repente, torna-se capaz de fazer cabeças girarem imediatamente a simples menção de seu nome.

Harry é um personagem, por vezes, considerado fraco perante outros da série. Muitos acreditam que a construção do personagem tenha sido medíocre e ele se mostra covarde em algumas passagens. Discordo. Harry mostra que nem todos são perfeitos. Ele até pode ser o herói da história, depende de quem vê. Mas não vence sempre e não seria capaz de fazer tudo que fez sozinho. Como garante, quase sempre teve ajuda ou contou com a sorte, pois estar entre a vida e a morte é bem diferente de praticar na aula de defesa contra as artes das trevas.

Apesar de tudo, representa o apelido: o garoto que sobreviveu. Não apenas por vencer o ataque de Lord Voldemort. Harry Potter é o garoto que sobreviveu à Pedra Filosofal, à Câmara Secreta, ao Prisioneiro de Azkaban, mais difícil ainda: ao Cálice do Fogo, à Ordem da Fênix, ao Enigma do Príncipe e às Relíquias da Morte.

Harry Potter sobreviveu à morte precoce dos pais, aos 11 anos terríveis na companhia dos Dursley (além de todos os verões durante as férias de Hogwarts). Sobreviveu aos inimigos e também à morte de Sirius, Lupin, Dumbledore, Fred, Snape e tantas outras. Sobreviveu às traições e aos amores quase impossíveis. Mas, principalmente, Harry Potter tem sobrevivido ao tempo e se mostrado imortal, ao menos no coração daqueles que ainda estão com ele.
0 Responses