J.K. Rowling ganha prêmio e discursa sobre a liberdade de expressão



J.K. Rowling foi homenageada ao receber o "PEN's Literary Service Award" (em português, Prêmio de Serviço Literário). O PEN é uma organização literária e humanitária que foca em várias questões, incluindo a liberdade de expressão, além de ajudar mulheres e crianças.


A escritora tem sido uma defensora dessa causa sobre a censura, já que é muito familiarizada com o assunto quando experimentou a resistência de vários grupos à série Harry Potter. Ela se manifestou dizendo:
"Meus críticos são livres para afirmar que eu estou tentando converter as crianças ao satanismo (...) e eu sou livre para explicar, estou explorando a natureza humana e moral. Melhor dizendo, você é um idiota".
O apoio e defesa da liberdade de expressão de Rowling não é apenas no quesito literatura, ela envolveu Donald Trump no discurso e comentou:
"Se meus sentimentos ofendidos podem justificar uma proibição de viagem ao Sr. Trump, não tenho razões morais para argumentar que os homens ofendidos pelo feminismo ou a luta pelos direitos transexuais não devem oprimir ativistas dessas causas. Se você procurar tirar as liberdades de um adversário simplesmente pelo fato de terem te ofendido, você estará atravessando uma linha para estar ao lado de tiranos que prendem, tortura e matam, exatamente com a mesma justificativa."
A relação com o candidato presidencial foi por causa de um movimento em 2015 no Reino Unido para proibi-lo das Ilhas Britânicas por acreditarem que ele possui pontos de vista preconceituosos e ofensivos, assim Rowling explica que não vê problema em deixar ele ir ao país, pois a liberdade dele, seja de viagem e de expressão, é o que garante ela também ter liberdade, mesmo não concordando com os pensamentos de Donald.

Ela ainda completou:
"Oh meu irmão humano, seu eu discordo de você em pensamentos, princípios ou crenças, isso é negar o fato de que somos todos humanos? Tudo que eu e você temos que fazer é respeitar um ao outro, tolerar os pontos de vista de seus oponentes com frieza e paciência e, enquanto os escuta, não pense em responder antes de prestar atenção em todas as opiniões opostas"
Podemos ver que ela é tão boa no discurso quanto na escrita, parabéns pelo prêmio, J.K.!
0 Responses