Por que todos deviam ler Harry Potter?



A primeira pergunta que eu sempre ouço quando digo que sou apaixonada por Harry Potter é o por quê disso. O que esses livros "infantis" tem de tão legal assim? É uma pergunta que geralmente me faz ficar calada. Porque sim. Mas "porque sim" não é resposta. E acabo por deixar todos com esse questionamento.

A verdade é que, se eu não fosse parecer grosseira, apenas diria: Leia e saberá. Já que é praticamente impossível para mim descrever qual foi o momento exato em que comecei a me sentir diferente com relação a Harry Potter. 

Tudo que sei é que atravessar a plataforma nove e meia e entrar no Expresso de Hogwarts. Ver, ao longe, o enorme castelo se aproximando e cruzar o lago até ele. Adentrar o salão principal e se deparar com um teto estrelado ou coberto pela neve. Colocar o chapéu seletor na cabeça e ser selecionado para uma das quatro casas. Ter aulas de transfiguração, poções, feitiços, herbologia, trato das criaturas mágicas e conviver com bruxos e outros seres incríveis é uma miscelânea de sentimentos inenarrável. Os fãs hão de concordar comigo. 

Caso tenha curiosidade o suficiente e ainda não o tenha feito por qualquer motivo, sugiro que leia, ou melhor, devore os livros um por um. E depois faça uma maratona com todos os filmes. Talvez eu mesma repita esse ritual nos próximos dias. Certas coisas, valem a pena ser repetidas muitas e muitas vezes. Não porque elas mudem e você vá interpretá-las de uma forma diferente. Mas sim porque elas permanecem ali, intactas. E o simples ato de folhear as páginas, te dará a sensação singular de voltar para casa. Onde tudo é como deveria ser. 

Eu garanto, a viagem será longa. Você terá que se propor a quebrar todas as regras da escola para encontrar a Pedra Filosofal. Desafiar monstros perigosos para chegar à Câmara Secreta. E os cruéis dementadores para alcançar o Prisioneiro de Azkaban. Lutar como nunca para que seu nome seja sorteado no Cálice de Fogo. Escolher o lado certo para entrar para a Ordem da Fênix e estudar muito para descobrir o verdadeiro Enigma do Príncipe. 

Para te reconfortar, saiba que você não fará nada disso sozinho. Seus melhores amigos estarão com você. Juntos, serão capazes de reunir as Relíquias da Morte e destruir todas as horcruxes. 

Talvez seja por isso que eu goste tanto assim de Harry Potter, afinal. Pela percepção de que, aonde quer que eu vá, eu encontre pessoas especiais, dispostas a compartilhar comigo um mundo inteiramente mágico.
0 Responses