TRANCABOLA: vença antes que exploda!


Campo de Trancabola
Além do Quadribol que já amamos e vibramos a muito tempo, agora temos que abrir um espaço no coração para mais um esporte bruxo, o Trancabola (em inglês, Quodpot).

Ok, é difícil ocupar o lugar do querido Quadribol, mas aqui vão as regras para ocupar um ladinho pelo menos:

Em um jogo há 11 jogadores de cada lado, o objetivo é passar a goles até o campo adversário e colocá-la num caldeirão, mas ai que surge o problema. A bola está alterada para explodir a qualquer momento e o caldeirão é o único modo de mantê-la intacta.

Esse esporte foi inventado pelo bruxo Abraham Peasegood no século XVIII. Ele tinha a intenção de migrar para os Estados Unidos e recrutar um time de Quadribol, por isso levou uma goles em sua mala. O que ele não esperava era que a bola entraria em contato com a ponta de sua varinha e ficasse enfeitiçada, então na hora em que Abraham abriu sua bagagem e começou a jogar, infelizmente (ou felizmente!) a bola explodiu em seu rosto.

Ainda bem que o bruxo tinha um ótimo senso de humor porque a partir daí que veio o Trancabola, pois é necessário trancar a bola para mantê-la segura. 

No começo da partida, os jogadores se juntam no círculo do ponto de partida (círculo do lado esquerdo da imagem). Durante o jogo, se a bola não chegar ao caldeirão com a solução que a mantém inteira porque ela explodiu na mão de um jogador, o mesmo será expulso e a rodada começará novamente. Uma vez que a bola esteja segura no caldeirão se marca um gol, o que significa um ponto para o time. O jogador só poderá jogar a goles modificada no caldeirão quando estiver no interior do "círculo de pontos" (círculo do lado direito da imagem, onde dentro dele está o caldeirão). Após o gol, a bola permanece no lugar de segurança e uma nova bola é entregue no jogo.

Essa versão que mais parece um futebol, tem mais sucesso na América do Norte e Sul. Segundo o livro "Quadribol Através dos Séculos", "os EUA não produziram tantos times de Quadribol de classe mundial quanto outra nações porque o jogo teve como concorrente uma modalidade americana de esporte em vassoura". 

Se isso vale também para a América do Sul, como será no Castelobruxo? Lá se joga Quadribol ou Trancabola? E em Ilvermorny, será que aparecerá alguma coisa em "Animais Fantásticos"? Que seria legal, seria mesmo!

- Informações baseadas no livro "Quadribol Através dos Séculos" (páginas 52 á 54) e no site Animagos.
0 Responses